Montanhas de gelos é descoberto no polo norte do planeta Marte

Acabam de ser descobertas grossas e antigas camadas de gelo no polo norte marciano por um radar com o nome de Shallow. Além de serem responsáveis pelo maiores reservatórios de água presentes no planeta vermelho, essas camadas também são registros importantíssimos de eras glaciais que ocorreram no planeta.

As camadas, que representam uma preciosa fonte de dados a respeito de como era o clima de Marte antigamente, se mantiveram intactas durante milhões de anos devido a proteção oferecida por depósitos de areia que se acumularam acima delas. Também chamada de SHARAD, a sonda penetrou seus sinais em solo marcianos e as camadas de gelo foram encontradas a 1,6km de profundidade.

De acordo com os pesquisadores, esse processo é uma consequência da oscilação entre períodos quentes e frios em Marte já que eras glaciais faziam surgir imensas geleiras em regiões polares, enquanto a camada de gelo era coberta por uma camada de poeira quando o tempo esquentava, e isso acabava impedindo a evaporação do água para a atmosfera. O estudo dessas calotas de gelo permitirá que descubramos se Marte algum dia já possuiu vida.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*