Perfils de má intenções são derrubados pelo o Facebook em sua rede

O falso anonimato que as redes sociais parecem oferecer faz com que seus usuários pensem que podem espalhar qualquer notícia ou ideia, e isso acaba de ser comprovado através de uma pesquisa da ONG Avaaz que encontrou mais de quinhentas contas de extrema-direita que eram utilizadas para espalhar fake news no Facebook.

Apesar da rigidez com que o Facebook trata o compartilhamento dessas coisas em sua plataforma, não quer dizer que milhares de pessoas não o faça. Outros países em que muitas páginas que compartilham noticias falsas foram Espanha, Polônia, Reino Unido, Itália, Alemanha e França e as contas responsáveis, que ultrapassavam seis milhões de seguidores e espalhavam também mensagens de ódio, por isso foram imediatamente deletadas.

Páginas bem maiores, com mais de vinte e seis milhões de seguidores, e que praticam estes mesmos atos também estão sendo investigadas em uma outra pesquisa.

Algumas das páginas infratoras que foram deletadas da rede social já contavam com mais de 500 milhões de visualizações no último trimestre, o que é algo bastante grave se levarmos em conta que hoje em dia qualquer coisa pode tomar proporções extraordinárias.

Até o momento quase 600 páginas e grupos e 330 perfis que compartilhavam notícia falsas foram encontrados.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*